Fundada em 19 de Janeiro de 2007, a APA - Associação de Parapente do Algarve, é o fruto do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos por vários adeptos e pilotos de Parapente.

 

À semelhança da história do Parapente nacional, também no Algarve o nosso desporto começou por ser praticado um pouco "anarquicamente". Nos idos anos 80, simpatizantes da modalidade trouxeram do exterior, (França/Alemanha/Suíça), os primeiros equipamentos e um Know-how  básico. Incentivados pelas reportagens do saudoso programa, Portugal Radical da SIC, muitos foram os Algarvios que se aventuraram na experiência de praticar voo livre, surgiu assim o 1º "Boom" do Parapente no Algarve.

Nessa altura, todo o processo de iniciação e aprendizagem era realizado sem grande rigor técnico, pelo que era possível tirar um curso de Parapente em um/dois fins-de-semana. A progressão como Pilotos fazia-se muito à custa da experiência de cada um. Naturalmente fruto da falta de apoio técnico e institucional, necessários a uma normal e sólida progressão na modalidade, foram muitos os que começaram, mas muitos mais os que desistiram. De qualquer modo,  alguns teimosos não deixaram morrer o sonho de voar e de tornar a prática do Parapente no Algarve uma realidade.

 

Assim com a criação da FPVL - Federação Portuguesa de Voo Livre, entidade que começou a tutelar toda a componente desportiva e associativa da modalidade, foi possível avançar na criação de novas e boas escolas de Parapente por todo o país. Tal facto deu a oportunidade a que se formassem Pilotos e Instrutores capazes de levar a cabo o desenvolvimento da modalidade de uma forma sólida e segura.

É neste âmbito que nasce uma nova era de formação de Pilotos no Algarve. A escola Wind funda uma delegação no Algarve e convida o instrutor José Rosado para começar a desenvolver um trabalho de ensino e divulgação do Parapente no Algarve. A nova escola permite formar novos praticantes e recuperar antigos. Apostando numa aprendizagem contínua e assentando em dois grandes vectores, segurança e autonomia, dá origem a um novo "Boom" de popularidade e desenvolvimento da modalidade em terras Algarvias.

 

Inserida neste contexto, a criação da APA - Associação do Parapente do Algarve foi o passo lógico seguinte. Permitiu que as energias e sinergias se concentrassem num mesmo objectivo, tornar a prática de Parapente no Algarve cada vez mais segura e gratificante, tentando explorar as potencialidades da região ao máximo e ao mesmo tempo, fazendo a ponte entre o desporto em si e os agentes sociais da região, de forma a fazer chegar a mensagem de que o Parapente é um desporto de lazer, enormemente gratificante, seguro e acessível ao maior número de pessoas.

 

A Direcção.